domingo, 3 de novembro de 2013

CELEBRAÇÃO DO DIA DE FINADOS

Segundo publicação da Wikipédia, a enciclopédia livre: Após a Reforma Protestante, a celebração do Dia de Finados foi fundida ao da Festa de Todos os Santos na Igreja Anglicana, ainda que tenha sido posteriormente desmembrada em certas igrejas coesas ao Movimento de Oxford no século XIX. A observância da comemoração foi restaurada, todavia, em 1980, por meio da publicação do livro litúrgico The Alternative Service Book, o qual define a data como "festividade menor" intitulada "Comemoração dos Fiéis Defuntos".
Entre os protestantes históricos da Europa, a tradição foi mais tenazmente mantida. Mesmo a forte influência de Martinho Lutero não foi suficiente para abolir sua celebração na Saxônia durante sua vida e, apesar da sanção oficializada pela Igreja Luterana, sua memória sobrevive fortemente no costume popular.
Explicações a parte o dia de finados é uma ótima oportunidade para que nos aproximemos das pessoas que perderam um ente querido ou alguém especial e assim como Jesus chorou por seu amigo Lázaro que havia morrido possamos chorar e rezar em comunidade, a saudade física de amigos, parentes e conhecidos. Neste sentido no dia 02 as 10:30 hs da manhã celebramos no Cemitério Municipal de Andradas e as 13:30 hs no Cemitério Parque Bom Jesus também em Andradas.




Nenhum comentário: