segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CELEBRAÇÃO DO CHRISTINGLE NA VILA SAMAMBAIA

Como surgiu o Christingle?
A palavra Christingle significa a "luz de Cristo" e o ofício religioso é uma preparação ao Natal do Menino Jesus. Deve ser integrado nos ritos da Quadra do Advento. Há também registros que ele pode ocorrer no Natal e na Epifania.
Seu surgimento no hemisfério norte tem muito haver com os invernos rigorosos onde é muito sentido os longos períodos de ausência da luz. A idéia é que mesmo em tempos de escuridão a luz irá brilhar e conduzirá a humanidade por caminhos certos. 
O Christingle foi criado a partir de uma necessidade pastoral: como falar do Nascimento de Jesus Cristo diante do consumismo das festas natalinas?
Um bispo da Igreja Morávia, chamado João de Watteville, em 1747, elaborou a partir de elementos simples e atrativos para as crianças, a figura do Christingle: velas, laranjas e doces coloridos.
A Christingle é um símbolo, relacionado com o natal , usado nas celebrações do advento de muitas denominações cristãs. 
O Christingle consiste em:
. Uma laranja representando o mundo;
 . Uma fita vermelha em torno dele que representa o sangue de Cristo;
. Frutas secas espetada em palitos espetados na laranja, representando os frutos da terra e as quatro estações do ano, e
. Uma vela acesa colocada no centro da laranja, representando Jesus Cristo como a Luz do Mundo. 
Possívelmente, o costume dessa prática em outros países tenha sido repassada através das missões moravianas. O costume doChristingle chegou na Igreja da Inglaterra (cristianismo inglês) por volta do ano de 1968.
Hoje há um costume de celebrar o Christingle em muitas de nossas paróquias anglicanas no Brasil. 
Neste sentido no dia 22 de Dezembro celebramos o 4º Domingo do Advento e a Celebração do Christingle na casa de nossa Ministra Elizete. Agradecemos a presença de todos e a organização da Elizete e do Leonardo. 


Nenhum comentário: