A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho.
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Hoje de manhã a Paróquia dos Santos Mártires, celebrou a Festa do Corpo e Sangue do Senhor,mais uma vez no Bairro da Sovis em Andradas. A comunidade também preparou alguns enfeites para nossa pequena procissão e queremos agradecer aqui nossa querida irmã Sueli Stivanim que confeccionou a capa de asperge e o guarda sol (pálio) para a procissão. Obrigado também aos presentes e D. Maria Helena que com a graça de Deus já está bem melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário