segunda-feira, 20 de maio de 2013

DOMINGO DE PENTECOSTES


Pentecostes é um termo derivado do grego pentekostos, o que significa quinquagésimo, o qual foi aplicado para o quinquagésimo dia após a Páscoa. Foi o ponto culminante da festa de semanas (Êx 34:22;. Dt 16:10), que começou no terceiro dia após a Páscoa com a apresentação da primeira colheita feixes de Deus e que terminou com a oferta de dois pães sem fermento, representando os primeiros produtos da colheita (Lv 23:17 - 20;. Dt 16:09 - 10). Depois do exílio, tornou-se um dos grandes festas de peregrinação do judaísmo, em que muitos dos que viviam em casas afastadas do mundo romano voltou a Jerusalém para adoração (At. 10:16). Por essa razão, serviu como um laço para unir o mundo judaico do primeiro século e para lembrá-los de sua história.

Na igreja cristã Pentecostes é o aniversário da vinda do Espírito Santo. Quando Jesus subiu, ele instruiu seus discípulos a permanecer em Jerusalém até que deve receber o poder do alto. Como um grupo de 120 estavam orando no cenáculo, em Jerusalém 50 dias depois de sua morte, o Espírito Santo desceu sobre eles com o som de um vento forte e com línguas de fogo que se estabeleceram sobre cada um deles. Eles começaram a falar em outras línguas ea ousadia de pregar em nome de Cristo, com o resultado de três mil foram convertidos. Esta enorme manifestação do poder divino marcou o início da Igreja, que desde então considerado Pentecostes como seu aniversário.
No ano Pentecostes igreja abrangeu o período de Páscoa ao Pentecostes domingo. O próprio dia foi observado por festa, e foi uma ocasião para administrar favorito batismo. Foi a terceira grande festa cristã depois do Natal e da Páscoa. Na liturgia da Igreja Anglicana, é chamado Domingo de Pentecostes, a partir do costume de usar roupas brancas no mesmo dia.

Nenhum comentário: