domingo, 26 de maio de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

A Igreja celebrou entre os dias 12 e 19 de maio, a edição 2013 da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), no hemisfério sul. O tema da Semana foi “O que Deus exige de nós?”. Inspirado em Miquéias 6,6-8, o material foi todo preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia.
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), se encarregou de produzir todo o material  utilizado por igrejas e movimentos ecumênicos.
A Semana de Oração é promovida mundialmente pelo Conselho Pontifício para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. 
No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
Por sua vez, no hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
Neste sentido neste sábado dia 25 de maio celebramos a semana de oração pela unidade dos cristãos com a tradicional peregrinação dos anglicanos ao Santuário Nacional de Aparecida. Após o convite expedido, nos reunimos organizamos e nos fizemos presentes apenas com uma alteração de datas, ou seja, ao invés estarmos lá antes da festa de Pentecostes, estivemos no sábado após o domingo de Pentecostes e antes do Domingo da Trindade. Foi um momento muito especial para as comunidades anglicanas do sul de Minas, pois foi uma oportunidade dos membros da paróquia se expor como igreja anglicana e muito interessante também foi a participação e a presença de funcionários e leigos do Santuário durante a Santa Eucaristia  presidida pelo Rev. Ismael Hultado na Capela dos Santos Apóstolos no Santuário Nacional de Aparecida.      Muito obrigado a todos que colaboraram com esta empreitada!!!






Nenhum comentário: